Faz muito tempo que o meio ambiente sofre impactos causados pelos seres humanos. É por isso que a conscientização sobre a preservação do meio ambiente está tão em alta.
Um pouco menos da metade das empresas brasileiras já implantaram o sistema de energia renovável para produzir energia elétrica. Isso significa transformar a luz solar através de painéis em energia elétrica para o consumo empresarial.
No quesito da alimentação, os danos ao meio ambiente são caracterizados pelo desperdício desenfreado de comida e a desigualdade alimentar no mundo. Segundo um relatório feito pela Embrapa, cada brasileiro joga mais de 40 kg de comida no lixo anualmente.
Esse dado só mostra que são necessárias mais conscientização e mudança de hábitos por parte dos brasileiros. Um dos resultados mais alarmantes é sobre os tubérculos, raízes, hortaliças e frutas, que são muito jogados fora.
Por isso, descubra 5 dicas de alimentação sustentável para causar menos impacto no meio ambiente.
1 – Não utilize embalagens
As embalagens de plástico e papel que são envoltórios de boa parte dos alimentos são causadores do crescimento de resíduos acumulados em aterros sanitários e lixões.
Para colaborar com a diminuição do lixo produzido, adquira alimentos frescos e não embalados. Outra opção é escolher alimentos com embrulhos biodegradáveis.
2 – Mude seus hábitos de cozinhar
Uma boa recomendação é utilizar o vapor de um recipiente de arroz para cozinhar legumes e hortaliças. Outra ideia é reaproveitar a água utilizada no cozimento de vegetais para fazer outras receitas como macarrão, feijão e até mesmo sobremesas como bolo, gelatina e pudim. Isso até agrega nutrientes às suas refeições, provindas dos legumes e hortaliças.
3 – Faça uma horta
Se você tem um espaço externo para cultivar algumas plantas, é hora de fazer uma horta. Isso também vai ajudar você a ter uma alimentação mais saudável.
Não é preciso muito espaço para plantar frutíferas ou vegetais. Você pode cultivar também temperos e ervas. Isso contribui para a preservação da natureza e diminui seus custos no mercado.
4 – Aproveite tudo dos alimentos
Aproveitar o máximo dos alimentos significa utilizar os pedaços que sobram e a casca de alguns produtos para tornar sua alimentação mais saudável, reduzir o desperdício de comida e economizar dinheiro.
Há muitas receitas pela internet de sopas, farofas, tortas e massas que utilizam caules, folhas, talos e sementes de diversos alimentos. Basta pesquisar e aproveitar tudo dos alimentos.
5 – Consuma produtos orgânicos
Os alimentos orgânicos já passam por um processo de produção sustentável em todas as fases, para evitar mais danos ao meio ambiente. Você pode encontrar de tudo, desde carnes, frutas e vegetais até biscoitos, massas e pães.
Você só precisa encontrar o selo de orgânico na embalagem do produto, para ter certeza de que está adquirindo um alimento sustentável.
Portanto, dá para criar hábitos sustentáveis até na hora de cozinhar e se alimentar. Não deixe de aproveitar essas dicas para ter uma alimentação mais saudável e para preservar o meio ambiente também.