Desfrutar de refeições em família em conjunto ajuda a criar laços e a desenvolver hábitos alimentares saudáveis. Aprenda por que jantar como família é importante.
Quando você pensa em refeições em família, o que vem à mente? Normalmente, podem ser ocasiões especiais e feriados quando sua família se senta à mesa, talvez com convidados.
Os membros da família cozinham, comem uma refeição bem balanceada, praticam boas maneiras, conversam e se envolvem. Por que isso não acontece com mais frequência?
Em muitas casas, os jantares em família não acontecem por muitos motivos, incluindo longas horas de trabalho ou deslocamento diário, atividades depois da escola, dever de casa, horários variados, crianças “morrendo de fome” ou ser um pai solteiro fazendo tudo. Todos nós passamos por momentos em que as realidades da vida resultam na escolha de fast foods em vez de uma refeição familiar saudável, muitas vezes comida em turnos ou olhando para uma tela.
BENEFÍCIOS DAS REFEIÇÕES EM FAMÍLIA
Unindo e fazendo memórias . Fazer as refeições juntos proporciona tempo para a união familiar e pode até melhorar a saúde mental. Comer junto parece contribuir para menos problemas emocionais e comportamentais e maiores sentimentos de bem-estar.
As crianças podem não se lembrar do que comeram, mas as memórias de estarem juntas, sem interferência eletrônica, ficam arraigadas.
Compartilhando experiências
Durante as refeições compartilhadas, as crianças e os pais
compartilham suas experiências, observações e idéias, esperanças e sonhos. Além disso, as conversas durante as refeições expandem as habilidades linguísticas das crianças, melhorando assim suas habilidades de leitura.
Aprendendo uns sobre os outros
Estar juntos à mesa pode ser um momento relaxante para cada membro da família compartilhar suas melhores e piores experiências do dia .
Contribuindo
O planejamento e a preparação das refeições e a limpeza posterior apresentam oportunidades significativas para que sua família trabalhe junta.
Os relacionamentos são aprimorados quando os irmãos ou um filho e os pais trabalham lado a lado para discutir cardápios, fazer compras, preparar comida e, finalmente, sentar-se juntos. A contribuição de todos é significativa.
Estabelecendo rotinas
A rotina das refeições em família pode proporcionar uma sensação de segurança e de pertencimento à família. Além disso, as crianças prosperam com a previsibilidade, sabendo o que vai acontecer e quando.
Desenvolver hábitos alimentares saudáveis.
Normalmente, as refeições preparadas em casa incluem mais proteínas, vitaminas e fibras, e menos gordura saturada, açúcar e sódio do que comida de restaurante ou comida para viagem. As crianças aprendem a comer uma variedade de alimentos saudáveis sendo expostas a eles cedo na vida.
As famílias têm opiniões diferentes sobre como incentivar as crianças a comer alimentos nutritivos, mas o comum a todos é que eles precisam ser oferecidos e apreciados por outros membros da família.
Mas apenas compreender os benefícios das refeições em família não ajuda os pais ocupados a colocar alimentos nutritivos na mesa. É importante ter certeza de que você está preparando refeições de qualidade para todos.
DICAS PARA UM JANTAR SAUDÁVEL EM FAMÍLIA
Planeje e compre comida uma vez por semana.
Ter a comida disponível economiza tempo e energia.
Tenha lanches nutritivos disponíveis. As crianças (e muitos adultos) podem ficar irritadas e impacientes quando têm fome. Abasteça a cozinha com palitos de vegetais, frutas frescas, nozes e queijos com baixo teor de gordura.
Mantenha as refeições simples
As saladas de verão ou guisados de inverno podem conter ingredientes que atendem a uma variedade de necessidades nutricionais.
Use um fogão lento . Ligue a panela elétrica antes de sair de casa pela manhã e volte para casa para uma refeição deliciosa e bem equilibrada.
Envolva seus filhos na preparação das refeições . As crianças pequenas podem lavar vegetais, dobrar guardanapos ou purê de batatas. A contribuição não apenas estimula a competência, o sentimento de pertença e de autoestima, mas também pode ajudar a colocar a comida na mesa mais cedo.
Cozinhe porções grandes nos fins de semana . Na hora de preparar as refeições, é fácil preparar porções duplas ou triplas e congelar para as noites agitadas.
Compre refeições pré-preparadas nutritivas
Nas noites em que você não tem tempo para preparar uma refeição, compre comida nutritiva para viagem ou congelada (leia os rótulos dos ingredientes) e, pelo menos, sente-se à mesa juntos.
Torne as refeições em família divertidas
Concentre-se em relaxar e curtir um ao outro. Mantenha as conversas em tópicos positivos e neutros; as refeições são uma oportunidade para um envolvimento autêntico.
Não seja duro consigo mesmo
Às vezes, as refeições em família simplesmente não são possíveis, e tudo bem.
Comer em família é mais do que possível. Comece designando alguns dias por semana para comerem juntos e, com o tempo, planeje ainda mais refeições compartilhadas em família.
Muitos de nós se concentram apenas na hora do jantar, mas também podem incluir cafés da manhã familiares durante a semana ou brunches de fim de semana. Bom apetite, e aproveite sua família!