O papel principal do coração é bombear continuamente sangue oxigenado para os tecidos funcionais e outros sistemas orgânicos do corpo. Embora isso possa parecer um trabalho simples, a sincronicidade previsível do coração e o ritmo reconfortante são o que, em um nível fisiológico básico, nos mantém vivos. Para que o coração funcione de maneira ideal, devemos mantê-lo saudável e feliz. Como o trabalho do coração, isso não é tão simples quanto parece. Para tornar o coração o centro do fitness, devemos equilibrar todas as dimensões do nosso bem-estar pessoal.
Saúde do coração vs. centrado no coração
Quando você ouve o termo “saúde do coração”, provavelmente pensa em praticar atividade física para reduzir ou evitar certos distúrbios e doenças. Por outro lado, ser centrado no coração significa usar uma estratégia geral para se comprometer totalmente a viver bem fisicamente, nutricionalmente e emocionalmente. Em outras palavras, sim, a atividade diária é essencial, mas a atividade física por si só não é suficiente para manter corações (e mentes) saudáveis e felizes.
O Papel da Nutrição
Embora ser fisicamente ativo diariamente e incorporar movimento ao longo do dia seja um ótimo primeiro (e importante) passo para se tornar centrado no coração, é fundamental apoiar esses esforços com práticas nutricionais saudáveis.
Quando você pratica atividade física, seu corpo está realizando trabalho. Como um carro, seu corpo precisa do combustível certo. Além de apoiar os hábitos de exercício, a nutrição adequada apoia a aptidão metabólica e mantém os órgãos do seu corpo funcionando adequadamente
Passos para equilibrar a nutrição
Você pode começar a equilibrar seus hábitos nutricionais aproveitando o recurso ChooseMyPlate e suas ferramentas associadas.
Concentre-se em alimentos frescos e integrais (por exemplo, alimentos que não vêm pré-embalados e que não incluem uma longa lista de ingredientes). Tente incluir uma variedade de itens em seus hábitos diários. Aqui estão alguns exemplos para você começar:
- Grãos integrais
- Frutas e vegetais frescos ou congelados e folhas verdes
- Laticínios com baixo teor de gordura (ou alternativas ao laticínio se você for sensível à lactose)
- Leguminosas e feijões
- Fontes de gordura saudáveis, como nozes, manteiga de amendoim natural, azeite e abacate
- Fontes de proteína magra, como frango, peixe e carne bovina
Além de fazer escolhas alimentares saudáveis, concentre-se em manter-se hidratado ao longo do dia.
Se você se sentir intimidado pela ideia de nutrição em geral, dê pequenos passos e seja gentil consigo mesmo. Concentre-se no esforço e no progresso, não na perfeição.
Aptidão emocional
O coração e o cérebro estão fundamentalmente ligados. Pesquisas sugerem que emoções que afetam negativamente o cérebro também afetam o coração. De fato, um estudo descobriu que pacientes com doença cardíaca recém-diagnosticada que ficam deprimidos correm maior risco de sofrer um evento prejudicial relacionado ao coração no próximo ano.
Concentrar-se na aptidão emocional é uma chave importante para manter a saúde (e felicidade) do seu coração intacta. Aqui estão alguns passos ativos que você pode tomar para equilibrar as emoções e gerenciar o estresse de forma eficaz.
- Medite: até 5 minutos por dia terão um grande impacto
- Ler
- Faça pausas para atividades diárias (uma a cada hora)
- Faça um diário ou se envolva em escrita reflexiva
- Pratique a gratidão (escrever em um diário de gratidão diário é uma ótima saída)
- Procure o apoio de um treinador de saúde certificado
- Explore uma saída criativa (escrita, artesanato, pintura, etc.)
- Socializar
- Priorize o sono
O coração é a pedra angular do bem-estar. Estar bem e equilibrado nutricionalmente, fisicamente e emocionalmente manterá seu coração e você saudáveis.