Doces são uma tentação e uma barreira na hora de fazer dieta. Algumas pessoas comem doces por impulsividade. No entanto, a impulsividade pode ter sintoma de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). E qual o tratamento para déficit de atenção? Ele é realizado através de medicamentos e psicoterapia.
Mas se o TDAH não for o seu caso, entenda o quanto de doce você pode consumir diariamente na alimentação.
O açúcar é um dos ingredientes mais utilizados na gastronomia. Sua utilização transformou o patamar da culinária e das receitas em todo o mundo, trazendo pratos mais saborosos e doces.
No entanto, o açúcar também é um grande vilão quando se fala em uma alimentação saudável e equilibrada. A boa notícia é que é possível consumir açúcar com moderação e também em versões mais saudáveis desse ingrediente. Isso sem descuidar do corpo.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo diário de açúcar não deve ser mais do que 50 gramas ou 10% das calorias ingeridas em uma dieta saudável. No entanto, a dica é diminuir essa quantidade pela metade. Ou seja, o consumo indicado de açúcar por dia é de 25 gramas ou 5% das calorias ingeridas.
Já o açúcar naturalmente presentes em alimentos, como a frutose, não devem ser computados nesta conta.
O açúcar vicia ou não?
Mesmo com a existência de produtos zero açúcar, light e diet, ainda é difícil manter uma alimentação saudável no cotidiano. Isso interfere em sua qualidade de vida, já que o açúcar, principalmente o refinado, é “viciante”. Ele causa uma dependência em seu consumo.
O açúcar é o principal ingrediente de sobremesas doces. Depois de consumir um doce, o açúcar se transforma em glicose em seu corpo e circula no sangue. O consumo de doces, ainda mais em jejum, faz com que a glicose no corpo aumente de forma rápida, levando à liberação de insulina. A insulina é o hormônio responsável por permitir que a glicose entre nas células. Por isso, o aumento da glicose libera bastante insulina.
Isso faz com que os níveis de glicose subam e depois diminuam de forma rápida. Por isso, a vontade de comer doce é persistente, gerando um ciclo vicioso. Isso pode gerar consequências negativas para a saúde como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, obesidade e aumento da cárie dental.
Quais são as pessoas que precisam evitar o açúcar?
É essencial para todas as pessoas que o consumo de açúcar seja moderado, inclusive em pessoas saudáveis. No entanto, há grupos de maior risco, como diabéticos, pessoas com predisposição à diabetes, obesos, pessoas acima do peso e portadores de doenças que necessitem de um nutricionista.
Portanto, o consumo de doces pode ocorrer de forma moderada. Se você está em um dos grupos de maior risco, procure orientação médica para saber qual a quantidade de açúcar que você pode ingerir diariamente.
Já pessoas saudáveis podem ingerir 25 gramas de açúcar por dia. Ou então, o açúcar ingerido no dia precisa significar 25% de toda a caloria consumida.