Como todas as coisas absolutamente deliciosas, há um limite para a quantidade de massa que deve ser incluída em uma dieta balanceada. No entanto, isso não significa que macarrão, ravioli e tudo o mais sejam automaticamente desastrosos do ponto de vista da saúde.
Muitas pessoas não sabem como responder “macarrão é saudável?”
Massa é saudável?
Apesar de ser indiscutivelmente o rei do grupo de alimentos com carboidratos, a massa pode realmente ser saudável quando comida com moderação.
Na verdade, ao lado de seu status como um alicerce para os clássicos da comida caseira, a massa é um componente crucial em uma dieta balanceada. Você apenas tem que apreciar exatamente o que está trazendo para a mesa.
Carboidratos são fontes essenciais de energia
Carboidratos
Embora sejam muito difamados nos círculos de dieta, os carboidratos são cruciais em qualquer dieta. Junto com a gordura, os carboidratos são uma fonte crucial de energia, proporcionando uma liberação lenta ao longo do dia.
Ao contrário dos açúcares, que normalmente fornecem um pico rápido antes de uma queda acentuada, os carboidratos podem mantê-lo energizado por mais tempo. É por isso que a massa sempre foi uma das referências nos círculos esportivos.
Excluindo molhos, a massa tem muito baixo teor de sal
Baixo teor de sal
A massa em si é, na verdade, um alimento incrivelmente simples. Basicamente, envolve uma mistura de ovos e farinha, com alguns extras adicionados.
Essa simplicidade significa que a massa em si é, na verdade, extremamente pobre em sal um excesso do qual pode levar a outras complicações de saúde. Embora adicionar molho possa comprometer rapidamente esse benefício, os blocos de construção básicos são, no entanto, um bom lugar para começar.
A massa fresca é comparativamente baixa em gordura
Baixo teor de gordura
Da mesma forma que no caso do sal, a fórmula básica da massa significa que ela realmente tem baixo teor de gordura. No entanto, as coisas podem se complicar rapidamente assim que o molho e o queijo entrarem na equação.
Embora o azeite e o parmesão sejam bastante gordurosos, ainda é perfeitamente possível saborear um prato de massa com pouco esforço e baixo teor de gordura. Por exemplo, molhos de tomate como a marinara podem manter sua refeição com baixo teor de gordura, desde que você ajuste seus ingredientes.
Fibra
Como a massa é derivada da farinha e do trigo, ela é, na verdade, uma fonte relativamente boa de fibra. Por exemplo, de acordo com o Departamento de Agricultura, apenas uma xícara de massa branca cozida fornece 2,5 gramas de fibra. Isso é cerca de 10% de sua ingestão diária recomendada.
A fibra é crucial para ajudar na digestão. Também há evidências que sugerem, de acordo que a fibra pode reduzir o risco de doenças cardíacas, derrames e diabetes.
Grão inteiro
Muitos dos benefícios da massa para a saúde melhoram enormemente se você optar por variedades de grãos inteiros. Ao contrário da massa branca, os formatos de grãos inteiros incluem todos os nutrientes associados ao gérmen de trigo.
A massa de grãos inteiros é normalmente muito mais rica em fibras e contém mais nutrientes do que outras variedades. Se você está procurando um atalho fácil para aumentar as credenciais de saúde de sua massa, mudar para grãos inteiros é uma ótima opção.
Conteúdo mineral
Mesmo que você não opte por grãos inteiros, a massa ainda tem alguns benefícios ocultos para a saúde. Além das fibras, a massa também inclui vitaminas e minerais essenciais, alguns em quantidade surpreendentemente alta.
Por exemplo, de acordo com a BBC , a massa inclui níveis significativos de cálcio, magnésio, ferro e zinco, bem como vitaminas B”. Mesmo sem o germe de trigo, uma tigela de macarrão é muito mais do que aparenta.
Amido resistente
Curiosamente, a massa pode ter diferentes benefícios para a saúde, dependendo de como é cozida e comida. Por exemplo, a BBC relata que macarrão cozido e depois aquecido é, na verdade, melhor para você devido à sua transformação em amido resistente.
Baixo IG
Embora cozinhar e aquecer a massa signifique que você absorve menos calorias, há evidências de que a massa já é muito boa e regular a quantidade de açúcar que entra em sua corrente sanguínea.
A massa tem um índice glicêmico baixo, o que significa que seus açúcares entram na corrente sanguínea mais lentamente. As evidências sugerem que os alimentos de baixo IG podem prevenir o diabetes e a obesidade.